domingo, 6 de março de 2011

Pra tudo se acabar na quarta feira?

Então é carnaval...como nunca escondi de ninguém, para mim é uma das piores épocas do ano.
Moro no Rio de Janeiro, na zona sul...temos mais de 400 blocos infernizando a vida de quem quer um pouco de silencio, ruas limpas e um transito decente.

Tenho que aturar milhares de bêbados que não permitem que você circule tranquila, sem que lhe peguem pelo braço e solte alguma pérola clichê e insuportavel: "vc é linda, sabia?"

A vontade que dá é responder: sim, sabia...minha mãe me fala isso há 27 anos. Mas eu simplesmente saio e sigo, totalmente entediada.

Todos os anos é mesma coisa...eu tenho me animar. Tento me adequar ao espirito carioca de curtir todos os blocos possíveis e imagináveis, com chuva ou com sol...no primeiro dia eu já saco: não é pra mim.
Seria um crime? Será tão terrível assim não querer ouvir musica de quinta qualidade, samba enredo, batuque bagunçado? Será que eu realmente não tenho o direito de ficar puta da vida quando alguem fala: Debora, vc adora samba....deve estar animadíssima pro carnaval...

Não...eu não estou. E não, não toca samba decente no carnaval...

Não vejo o menor sentido nessa euforia exagerada, nesses desespero em ser feliz. Para quem é feliz uma boa parte do ano, o carnaval perde o sentido. Me recuso há brincar, extravazar e sonhar apenas 5 dias por anos. Quero o ano inteiro...

Como o poeta Vinicius já disse:

"A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira"

Não...quero me vestir de jardineira, cheia de flores o ano inteiro.

É lógico e óbvio que nada tem só coisas ruins. O carnaval tem suas vantagens também. São 5 dias de descanso....5 dias para cuidar de mim....5 dias para ler em paz (ninguém me chama pra sair...estão todos nos blocos, com suas fantasias e perucas), 5 dias de cinema vazio, shopping vazio (fica a dica pra quem quiser fazer umas comprinhas) e 5 dias de celular calado...afinal, quem me conhece sabe que não é prudente me convidar para um bloco...e caso, eu decida ir em algum, eu sei a quem procurar.

Esse ano, o carnaval ainda tem uma missão a mais na minha vida: são 5 dias para esquecer alguém....estou na torcida que dê certo.

4 comentários:

Fabíola Higino disse...

Gente, que transmissão de pensamento é essa?! Estamos passando pelas mesmas fases! Vamos esquecer em 5 dias e tenho dito!

Debora Giangiarulo disse...

Por mim, combinadíssimo!
É pra tudo se acabar na quarta-feira!

Cris Medeiros disse...

Nossa, se vc odeia carnaval e mora na Zona Sul, vc está no inferno... eheheh...

Faço uma idéia do quanto quer que tudo isso acabe. Já eu ia adorar morar aí... rs

Beijocas

Bia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.